É uma forma de aplicação financeira, formada pela união coletiva de vários investidores com interesses em comum.


Como assim? Os investidores se juntam para ter a chance de acessar alguns produtos, antes voltados apenas para os grandes investidores. Uma das vantagens dos fundos é a possibilidade de investir em diferentes estratégias, de variados graus de risco e retorno. Essa diversificação é um dos maiores atrativos para os investidores, que contam com gestores especializados que acompanham o mercado financeiro diariamente, buscando proporcionar crescimento constante dos recursos investidos.

 

Tipos de Fundos de Investimento



 

Multimercados

Possibilita o gestor investir em diversos mercados ao mesmo tempo, como juros, câmbio e ações.

Ações

Aplicam seus recursos em ações de empresas negociadas na Bolsa de Valores.

Fundos

BNY Mellon Gávea Macro FIC FIM

Busca retornos superiores ao CDI no médio e longo prazos. Investe seus ativos em Câmbio, Renda Fixa, Renda Variável e Commodities.

Western Asset US Index 500 Feeder FIC FIM

Busca retornos superiores à variação do S&P 500 no médio e longo prazos sem a necessidade de envio de recursos para o exterior.

GAP Absoluto FIC FIM

Com base em uma sólida análise macroeconômica busca capturar oportunidades nos mais diversos mercados.

GAP Ações FIA

Busca retornos superiores à variação do Ibovespa através de uma gestão ativa dos papéis que compõem a carteira teórica do índice.

GAP Multiportfolio FIM

Com base em uma sólida análise macroeconômica busca capturar oportunidades nos mais diversos mercados.

GTI Dimona Brasil FIA

Busca superar o Ibovespa através de investimentos em Ações que seus preços estão sub avaliados pelo gestor.

Mapfre FIA Small

Investe em ações de empresas que apresentam potencial de crescimento futuro e valorização de seus ativos.

A tributação existente em fundos de investimento pode variar de acordo com o prazo e o tipo de fundo

PRAZO
ALÍQUOTA IR
FUNDO DE AÇÕES
Independente do prazo de aplicação
15%
FUNDO DE LONGO PRAZO
Até 180 dias
22,5%
Até 181 a 360 dias
20%
Até 361 a 720 dias
17,5%
Acima de 720 dias
15%
FUNDO DE CURTO PRAZO
Até 180 dias
22,5%
Até 181 a 360 dias
20%


Para os casos de resgates em prazo inferior a 30 dias da aplicação, há também a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O Banco Sofisa S.A. receberá remuneração de distribuição dos administradores e/ou dos fundos de investimento em que seus clientes aplicarem recursos na forma de investimento por meio de conta e ordem.

Alguns fundos de Investimentos possuem valores mínimos para aplicação inicial e de permanência. Todas as informações essenciais estão no Material de Divulgação de cada fundo.

Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Os investidores devem estar preparados para aceitar os riscos inerentes aos diversos mercados em que os fundos atuam e, consequentemente, possíveis variações no patrimônio investido. Os produtos e serviços aqui mencionados podem não estar disponíveis em todas as jurisdições ou para determinadas categorias de investidores. Adicionalmente, a legislação e regulamentação de proteção a investidores de determinadas jurisdições/países, pode não se aplicar a produtos e serviços registrados em outras jurisdições/países, sujeitos à legislação e regulamentação respectivamente aplicáveis, além de previsões contratuais específicas.